Férias de Verão – Cuidados e reforço na segurança

Uma agenda anual organizada pode ser muito útil na administração de condomínios, pois com as necessidades sazonais antecipadas é possível planejar e estabelecer as demandas. Com a chegada do verão, por exemplo, é hora dos condomínios se prepararem, pois, nessa época do ano, o movimento nas piscinas dos condomínios é maior.

Se, por um lado, há aumento do fluxo de crianças nas áreas comuns, por outro, mais vizinhos viajam e podem criar problemas na segurança ao entregar as chaves para terceiros.
Cada edifício tem a sua particularidade e cabe ao síndico se preparar para esta época. Confira algumas dicas para uma boa administração durante a temporada:

Manutenção:

– A época é de férias escolares e as crianças ocupam mais as áreas de lazer, assim providencie uma inspeção do playground, que deve ser realizada por uma pessoa habilitada, como dispõe a norma NBR nº 14.350.

– As piscinas merecem uma atenção especial: providencie uma manutenção preventiva nos filtros e equipamentos, incluindo também os ralos anti sucção e botão de pânico, para promover a segurança dos moradores.

– Não esqueça o período de recarga dos extintores e de revisão das mangueiras.

– Mantenha as portas corta-fogo sempre fechadas e sem obstruções e faça uma revisão no sistema de alarme de incêndio e luzes de emergência.

– Faça a limpeza das caixas d’água e cisternas e verifique o funcionamento das bombas d’água, já que no verão são mais comuns os problemas de desabastecimento de água.

– Providencie a dedetização das áreas comuns e limpeza as caixas de gordura.

– Aumente os cuidados de limpeza nos locais onde é acondicionado o lixo e evite a infestação de baratas e outros insetos.

– Verifique o sistema de para-raios. A primavera e o verão são períodos com maior incidência de raios no país.

– Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti tome cuidados especiais com ralos externos e verifique o escoamento adequado da água em lajes, marquises e calhas. Mantenha caixas d´água vedadas.

Segurança

– É importante lembrar que o condomínio precisa estar seguro tanto para os moradores que estão viajando quanto para os que permanecem no prédio, portanto, a atenção deve ser incrementada no período da noite e nas entradas de acesso ao prédio. Os únicos que devem ter acesso facilitado são os moradores. Prestadores de serviços, amigos e parentes devem ter regras para entrada.

– Confira se as câmeras de vigilância estão todas funcionando e, se necessário, planeje uma manutenção no sistema de videomonitoramento.

– Verifique o funcionamento de portões, portas ou fechaduras com defeito.

– Nesta época do ano não é recomendável dar férias para os funcionários, já que eles conhecem a rotina do condomínio, sabem quem são os moradores e podem auxiliar a manter o prédio mais seguro.

– O ideal é que a guarita do condomínio seja arejada, pois locais abafados provocam sonolência. O uso de ventiladores ou ar-condicionado é essencial durante o verão para um bom andamento do trabalho dos porteiros.

– A orientação aos condôminos é que, ao sair dos apartamentos por um tempo maior, fechem o registro de gás, de água e desliguem os disjuntores de energia elétrica.

Fonte:  http://www.condominiosc.com.br/